Stanislav Ferdov membro do CF-UM-UP, em conjunto com Boris Shivachev, Iovka Koseva, Petia Petrova, Nadia Petrova, Rositsa Titorenkova e Rositsa Nikolova membros da Bulgarian Academy of Sciences publicaram um artigo no "Chemical Engineering Journal"
Este artigo introduz novos emissores de luz chamados MS-4 (Minho-Sofia sólido, número 4). Estes materiais exibem uma capacidade de transformação reversível entre estruturas porosas 3D, e estruturas em camadas 2D. Esta flexibilidade permite ajustes estruturais e químicos precisos, resultando em propriedades fotoluminiscentes ajustáveis.
A importância desta pesquisa reside na estratégia inovadora para sintetizar e controlar a estrutura, e as propriedades óticas dos silicatos de lantânio. Esta abordagem abre caminho para o desenvolvimento de materiais avançados com fotoluminescência personalizável, tudo dentro de uma estrutura cristalina estável. Tais materiais têm vastas aplicações potenciais, incluindo o uso em tubos fluorescentes, detetores de raios X, fotónica e dispositivos de comunicação ótica.