Beatriz D. Cardoso, aluna de Doutoramento do Centro de Física (CFUM) e do CMEMS, e a sua equipa de orientação, constituída por Elisabete M.S. Castanheira (CFUM), Senentxu Lanceros-Méndez (CFUM/BCMaterials) e Vanessa F. Cardoso (CMEMS), acabam de publicar na conceituada revista Advanced Healthcare Materials, de fator de impacto 11.092.

 

O artigo de revisão "Recent advances on cell culture platforms for in vitro drug screening and cell therapies: from conventional to microfluidic strategies" aborda a importância dos métodos de cultura celular na investigação e desenvolvimento de novos fármacos ou nanotransportadores. 

Compila as considerações do uso dos métodos 2D e 3D no paradigma do desenvolvimento de novos fármacos, as principais informações bioquímicas providenciadas por cada método e as suas respetivas vantagens e limitações. Para além disso, relata detalhadamente os avanços de várias técnicas de microfluídica enquanto abordagens de screening de fármacos num contexto mais biomimético e de alto rendimento.



 

GraphicalAbstract AdvHealthMat BeatrizCardoso

 

 

Link para o artigo: https://doi.org/10.1002/adhm.202202936