São áreas de especialização a nível pedagógico e de investigação dos membros do DF-UM as seguintes: Física Moderna, Partículas e Astropartículas, Fotónica, Optometria, Biofísica, Mecânica Quântica, Engenharia Física, Nanotecnologia, Ciências da Visão, Materiais Avançados.

 

O Departamento de Física foi criado em 1975. As instalações do departamento situam-se nos edifícios da Escola de Ciências dos dois pólos da Universidade do Minho: Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães).

 

 

Universidade do Minho (Gualtar, Braga e Azurém, Guimarães)

 

Para além dos vários laboratórios onde se desenvolvem as actividades lectivas laboratoriais e de investigação, há um espaço, no campus de Gualtar, onde está instalada a Clínica de Optometria, que tem por objectivo dar aos alunos do optometria e aos docentes a possibilidade da prática clínica em condições reais.

A investigação cobre diversas áreas do conhecimento desde Ciência Aplicada, em colaboração com diversas indústrias/empresas nacionais e internacionais, até estudos sobre as leis fundamentais da Física e é coordenada pelo Centro de Física da Universidade do Minho e da Universidade do Porto.

 

            

 

Além das actividades pedagógicas e de investigação, o departamento tem a tradição de manter contactos frequentes com as escolas dos ensinos básico e secundário no âmbito das actividades de divulgação e de promoção do ensino da Física.