Artigo da autoria de Gilberto Cunha, aluno do 4º ano do MIEFis, publicado na Gazeta da Física

Foi publicado na edição deste mês da Gazeta da Física um artigo da autoria de Gilberto Cunha, aluno do 4º ano do MIEFis. Este trabalho, intitulado "Espalhamento Atmosférico: A Física das cores do céu", foi desenvolvido no ano letivo 2019-2020 no âmbito da UC Física Computacional para Engenheiros.

https://www.spf.pt/magazines/GFIS/480

Neste artigo, investiga-se a explicação física para a coloração do céu. Abordam-se fenómenos de espalhamento da luz e um algoritmo em Python para a geração de imagens do céu, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Física Computacional do Mestrado Integrado de Engenharia Física na Universidade do Minho.

Não é novidade que vemos o céu azul e o Sol amarelo e que, ao pôr do Sol, a paisagem muda para um tom avermelhado belo que nos incita a apreciá-lo por longos momentos, mas qual o motivo de serem estas cores e não outras que pintam o céu? E porque é que o céu apresenta uma tão grande variedade de cores? Neste trabalho apresenta-se a simulação computacional dos dois processos dominantes do espalhamento da luz solar na atmosfera.

 

 

FT pag9

Artigo Gazeta Fisica